Carregando...
JusBrasil - Política
19 de abril de 2014

Cariacica participa de campanha contra abuso e exploração sexual infantil

Publicado por Prefeitura Municipal de Cariacica (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Prefeitura Municipal de Cariacica reforça o serviço de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no período do Carnaval. Em parceria com as prefeituras de Vitória e Vila Velha, as Secretarias de Assistência Social realizam a “Campanha Metropolitana no Carnaval de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Nesta quinta-feira, 11, das 16h às 20h, uma equipe da Secretaria estará na BR 262, próxima a Estação Ferroviária fazendo entregando panfletos aos motoristas e pedestres. Aqui no município, a ação será realizada em parceria com os Conselhos Tutelares.

Segundo a gerente da Proteção Social Especial, Elizangela Erler Rocon, o objetivo da campanha é prevenir e mobilizar a sociedade para combater essa forma tão cruel de violação dos direitos da criança e do adolescente. “As crianças e adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos para o seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social. Tão grave quanto à violência é o silêncio em torno dessa situação”, argumentou.

Desde 2004, a Prefeitura realiza o programa Sentinela, de assistência às vítimas de violência sexual. O serviço atende as crianças, de 0 a 18 anos incompletos, encaminhadas por órgãos como o Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e demais serviços. Em 2009, 161 crianças e adolescentes receberam o atendimento.

Denúncia

A violência sexual é classificada em dois tipos: abuso sexual e exploração sexual. O abuso sexual caracteriza-se quando uma criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de outra pessoa, como um adulto ou adolescente mais velho. Já a exploração sexual, é a comercialização da prática sexual com crianças e adolescentes.

Qualquer pessoa pode ajudar a combater esse tipo de violência e injustiça. Basta procurar uma das quatro unidades do Conselho Tutelar do município(confira o contato no final do texto) ou ligar para o Disque 100, em qualquer lugar do país, sem custo de ligação, onde não é preciso se identificar.

Serviço:

Denuncie qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Disque 100

Ligação gratuito, não é preciso se identificar

Conselho Tutelar de Cariacica - Região 01

Rua São Lucas, 22-A, Porto Novo

Tel.: 3346-6327

Conselho Tutelar de Cariacica - Região 02

Rua Alfredo Couto Teixeira, 01, São João Batista (região de Cariacica-Sede)

Tel.: 3284-4929

Conselho Tutelar de Cariacica - Região 03

Rua São João do Acre, 04, Vila Palestina

Tel.: 3346-6314

Conselho Tutelar de Cariacica - Região 04

Rua Celestino de Almeida, 580, Castelo Branco

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-cariacica.jusbrasil.com.br/politica/4564362/cariacica-participa-de-campanha-contra-abuso-e-exploracao-sexual-infantil